Show “Puxirum Rock” encerra programação na Casa das Artes

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 13h35

O projeto musical “Puxirum Rock”, da artista Keila Monteiro, que traz a mistura do rock paraense a outros estilos regionais, movimentará o encerramento da programação do Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA) 2017, da Fundação Cultural do Pará (FCP), nesta quinta-feira, 10, às 19h30, na Casa das Artes, com entrada franca.

Contemplado em 2016 no Prêmio Produção e Difusão Artística do Programa Seiva de incentivo à cultura, o projeto “Puxirum Rock: A Poética da Hibridização Amazônica” resultou em um álbum com oito canções inéditas, que dialogam com a diversidade musical do cenário rock em Belém dos últimos 24 anos, destacando um rico processo de composição com diferentes influências musicais e poéticas da região amazônica, presentes no trabalho de muitas bandas desse período.

As gravações do álbum foram finalizadas em outubro de 2016 seguidas de um show de lançamento, em dezembro, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. O álbum está sendo reproduzido pelo selo Ná Music e estará disponível para venda durante o evento.

Segundo a artista Keila Monteiro, o show será um momento de deleite para o público, para ela e para a banda, pois já teve o seu momento como pesquisadora de apresentar o seu projeto. “Agora será um momento mais artístico do que propriamente técnico, porque quando se mostra um trabalho, nos preocupamos em explicá-lo, com um técnico observando, causando a preocupação com a perfeição, deixando às vezes a emoção em segundo plano. Agora, tivemos mais liberdade de planejar esse show para fazer uma coisa mais descontraída, mais divertida”, comemora.

Keila acrescenta que o show com as canções do projeto contém letras que falam de amor, de questões sociais, política, com um conteúdo diversificado, mas dentro da proposta do rock. “É o rock presente no Pará que se mistura a outros gêneros musicais. É uma homenagem às bandas que já passaram pelo cenário do rock paraense”, explica.

A artista finaliza falando da importância do Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA) para os artistas contemplados nos editais do programa Seiva da FCP. “É um prazer fazer o show de encerramento de toda uma programação de artistas que também foram comtemplados e que estão mostrando os seus trabalhos. A gente tem muita coisa para mostrar, e isso merece ser incentivado de todas as formas, por todos os órgãos competentes. É muito bom ver, participar e presenciar tudo isso”, comemora.

Keila Monteiro é letrista, intérprete e compositora, atua nas bandas Coisa de Ninguém e Cais Virado; é Mestre em Artes pelo Instituto de Ciências da Arte-UFPA e pesquisadora do gênero rock desde 2000.

Serviço:
Show Puxirum Rock com Keila Monteiro – Seminário de Pesquisa em Andamento (SPA)
Dia 10 de Agosto, às 19h30
Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)
Entrada Franca