Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Crianças aproveitam programação especial na Fundação Cultural do Pará

  • Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 09h29
  • Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 09h29
  • Acessos: 245
imagem sem descrição.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), em homenagem ao dia de nascimento do escritor Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil no Brasil, a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Biblioteca Pública Arthur Vianna, realizou nesta manhã o projeto “Literatura para gente miúda”, para o público infantil e como forma de incentivo à leitura. 

A programação reuniu em torno de 120 crianças, das escolas Amintas Pinheiro, Honorato Filgueiras e do Colégio Magistral. Foram realizadas atividades interativas, centradas nas obras do escritor Monteiro Lobato, homenageado do dia, que foi indiscutivelmente o primeiro autor brasileiro realmente atento às necessidades infantis. Aliado a Monteiro Lobato, a programação contou com obras do autor Viriato Corrêa, também grande escritor no marco da literatura infantil no País.

A programação com contação de histórias e cantigas de rodas foi realizada na Praça do Povo (térreo do Centur). As crianças também participaram da audição coletiva musical com canções do “Sitio do Picapau Amarelo” no espaço da Fonoteca da Biblioteca Arthur Vianna. Além disso, teve a exibição de vídeos com episódios da personagem Emília de Monteiro Lobato no auditório Aluísio Chaves.

“Dentro desse aspecto da literatura para crianças, nós estamos trabalhando não só a questão textual, mas também o falar, o ouvir e o ver. Estamos aguçando esses sentidos nas nossas crianças. O nosso objetivo, que é o foco do fomento e o incentivo à leitura, com certeza está sendo bem alcançado”, comenta a bibliotecária da FCP, Vilma Lacerda.

A aluna da Escola Honorato Filgueiras Túlaci Ganesha, de oito anos, disse que não costuma ler frequentemente, mas depois que conheceu as histórias dos personagens de Monteiro Lobato, irá começar a ler mais. “Gostei bastante das histórias, principalmente da historinha do casamento da Emilia com o Rabicó, me deixou muito animada”, comenta a aluna.

A programação “Literatura para gente miúda” será realizada também nesta quarta-feira (19), às 9h, no Núcleo de Oficinas Curro Velho da FCP, localizado na Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página