Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feira do Açaí é tema de exposição na Galeria Theodoro Braga

  • Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 11h04
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 11h04
  • Acessos: 1343
imagem sem descrição.

A Galeria Theodoro Braga, do Centur, recebe a partir desta terça-feira,18, às 19h, a exposição fotográfica “Na Beira da Feira”, contemplada pelo edital Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará (FCP), que integra o Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura.

“Na Beira da Feira” é um projeto coletivo que reúne obras dos fotógrafos Claudio Ferreira, Otavio Henriques, Yan Belém e Daniel Mattos, composta por 28 imagens que retratam o modo de vida dos trabalhadores na Feira do Açaí, em Belém, no horário de 3h às 6h da manhã. A exposição ficará disponível ao público até o dia 15 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

A mostra fotográfica foi criada a partir de pesquisas realizadas durante os anos de 2014 a 2016, em que os fotógrafos vivenciaram a prática de comercialização do açaí na feira, colhendo informações sobre o cotidiano dos sujeitos sociais que compõem o espaço.

Cláudio Ferreira, um dos integrantes do projeto, é fotógrafo autodidata e conta que seu trabalho é documental. Ele afirma que gosta de retratar por meio de imagens a cidade, a arquitetura, mas principalmente as pessoas, seus modos de vida, seus trabalhos e suas diversões. “O objetivo da nossa exposição é tentar levar, através de fotografias, a Feira do Açaí para as pessoas que nunca puderam frequentar o espaço durante a madrugada, horário este do movimento, do descarregamento, das negociações e da venda”, comenta.

O projeto conta também com o trabalho do fotógrafo Yan Belém, que se aproximou da fotografia durante as oficinas que frequentou no Curro Velho e na Casa das Artes da FCP, e também no Sesc Boulevard, que resultaram em diversos projetos coletivos, assim como o da “Feira da Beira”. “A proposta da exposição sugere aos visitantes uma imersão dentro da diversidade existente no local de realização das fotografias, formando um imenso conjunto de cenas que apresentam algumas das ações presentes na feira, para que os visitantes vivam um recorte da experiência diária do universo da feira do açaí”, pontua.

Claudio Ferreira acrescenta, ainda, que a exposição já era um sonho do grupo e que ele e os demais fotógrafos já estavam tentando expor o projeto ao público há quase dois anos. “Estamos muito felizes e agradecemos ao edital Pauta Livre da Fundação Cultural do Pará por esta oportunidade de podermos expor pela primeira vez a nossa obra, o nosso projeto,” comemora.

A abertura da exposição contará também com um espaço de composições em vídeo com áudios quadrifônicos (também conhecido como estéreo 4.0, usa quatro canais de áudio nos quais os alto-falantes são posicionados em quatro cantos de um ambiente reproduzindo sons inteiramente ou parcialmente independentes em cada caixa de som) capturados na feira, e uma performance sonora de bike som, que irão complementar a experiência imersiva para o público.

Serviço:

Exposição Fotográfica “Na Beira da Feira”

De 18 de abril às 19h, até 15 de maio, de 8h às 18h

Galeria Theodoro Braga do Centur (Fundação Cultural do Pará - Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré)

Entrada Franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página